Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 8:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 8:00 am

 

Background

Sexo, mentiras e fraude. O filme que conta a louca e polémica vida de Berlusconi

Written by on June 14, 2023

Silvio Berlusconi - Camões Rádio - Itália

Sexo, mentiras e fraude. O filme que conta a louca e polémica vida de Berlusconi

 

Houve, nas últimas décadas, figura italiana que tanto tenha corrido o mundo por bons, maus e horríveis motivos. É também esse o legado que Silvio Berlusconi deixa depois da sua morte, esta segunda-feira, 12 de junho. O antigo primeiro-ministro italiano estava internado no hospital de San Raffaele, em Milão, onde morreu devido a complicações causadas por leucemia. Tinha 86 anos.

Com tantas histórias por contar, naturalmente que alguém transformou essa epopeia em filme. E no filme criado por Paolo Sorrentino, tudo se passa entre 2006 e 2009, onde a ação envolve o próprio Silvio Berlusconi, os empresários, os políticos e a família que circulam em torno dele. Em “Silvio e os Outros” — disponível para aluguer na MEO  —, Sorrentino quis contar esta história e dividiu-a em dois volumes. Estrearam em Itália na primavera de 2018 mas, para os cinemas internacionais, foi feita uma nova versão que compila tudo.

A Medusa Film, uma das produtoras italianas que costuma trabalhar com Sorrentino, não quis financiar o projecto. O motivo? Berlusconi era um dos acionistas. “Silvio e os Outros” cobre apenas uma pequena porção de um currículo que conta com evasão fiscal, relações sexuais com menores, subornos e mais de 20 casos em tribunal.

Foi primeiro-ministro de Itália três vezes e em 2011 deixou o poder com o país cheio de dívidas. Uma condenação por fraude fiscal em 2012 remeteu-o a prisão domiciliária durante um ano e incluiu uma proibição vitalícia de concorrer a cargos públicos. Foi levantada a tempo das eleições legislativas de 2018 mas foi um dos grandes derrotados. Ainda assim, riria por último: em outubro de 2022 foi eleito senador e o seu partido, Forza Italia, permitiu a formação do governo de extrema-direita de Giorgia Meloni.

Vegetariano, sofreu um ataque cardíaco, foi dono do AC Milan, uma vez foi agredido com uma reprodução da Catedral de Milão — ficou com o nariz e dois dentes partidos — e gostava de organizar orgias.

A vida de Silvio Berlusconi e as suas inúmeras gafes podiam encher vários filmes. Estes são alguns dos momentos mais marcantes daquele que se descreveu a ele próprio como o “Jesus Cristo da política”.

 

Fonte: NiT