Current track

Title

Artist

Current show

Antena 1

12:00 am 8:00 am

 

Current show

Antena 1

12:00 am 8:00 am

 

Background

Vhils está a fazer um mural nas paredes da sede da UNESCO em Paris

Written by on July 6, 2023

Vhils Unesco - Camões Rádio - Arte

Vhils está a fazer um mural nas paredes da sede da UNESCO em Paris

 

A Maison de l’UNESCO, em Paris, acolhe mais de mil obras de arte, de autores de todas as partes de mundo. Em breve, a coleção da sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura vai passar a incluir uma obra assinada pelo artista português Vhils. Alexandre Farto, o seu nome de batismo, junta-se assim a nomes como Pablo Picasso, Dani Karavan, Alexander Calder e Roberto Matta.

O mural será apresentada na próxima quarta-feira, 12 de julho, numa cerimóni que contará com a presença de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, e do primeiro-ministro português, António Costa. Vhils tem estado trabalhar na criação desde maio.

Intitulada de SUBSTRATUM – Scratching the Surface project, a obra está a ser esculpida com escopro e com um mini martelo perfurador. A presta homenagem a Ellen Wilkinson, uma figura política e feminista britânica que presidiu à conferência inaugural da organização, em Londres, em 1946.

“Esta soberba criação de Vhils reflete a missão da UNESCO de celebrar os artistas contemporâneos e proporcionar uma plataforma onde a sua criatividade possa ser plenamente expressa”, disse Audrey Azoulay, em comunicado.

 

Fonte: NiT