Cristais da Apollo 17 revelam que Lua é muito mais velha do que se pensava
Written by Camões Radio on October 23, 2023
Cristais da Apollo 17 revelam que Lua é muito mais velha do que se pensava
Estudo que analisou poeira trazida por astronautas da última missão tripulada à Lua, ocorrida em 1972, estima que satélite tenha se formado há 4,46 bilhões de anos
Uma amostra de poeira lunar trazida à Terra pelos astronautas da última missão tripulada à Lua, a Apollo 17, em 1972, revelou que o satélite é mais velho do que se acreditava. A conclusão foi publicada nesta segunda-feira (23) na revista Geochemical Perspectives Letters.
A poeira lunar avaliada contém pequenos cristais de zircão que se formaram bilhões de anos atrás. “Porque sabemos a idade desses cristais, eles servem como um ponto de referência para a cronologia lunar”, explica em comunicado Philipp Heck, professor da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, e autor sênior do estudo.
A pesquisa mostra que a Lua tem 40 milhões de anos a mais do que se pensada, ou seja, 4,46 bilhões de anos. Naquela época, quando o Sistema Solar ainda era jovem e a Terra estava se formando, um objeto gigante do tamanho de Marte colidiu com nosso planeta.
Fonte: Revista Galileu
Temos mais episódios do Timeline aqui
Author
Camões Radio
You may also like
Continue reading
